segunda-feira, 6 de junho de 2016

QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSO - MPSC - 2016


Vamos abrir um parênteses nos comentários ao CPP, para análise das questões de processo penal do último concurso para o cargo de Promotor de Justiça do estado de Santa Catarina. Postaremos as questões uma a uma conforme o tempo permitir. 

95ª QUESTÃO:

( ) O Pacto Internacional sobre direitos Civis e Políticos de Nova Iorque dispõe que toda pessoa terá direito, em qualquer lugar, ao reconhecimento de sua personalidade jurídica. Também estabelece o referido Pacto que toda pessoa acusada de um delito terá direito, em plena igualdade, a diversas garantias, entre as quais, de ser informado, sem demora, numa língua que compreenda, minimamente, da natureza e dos motivos da acusação contra ela formulada, de dispor do tempo e dos meios necessários à preparação de sua defesa e a comunicar-se com defensor de sua escolha e de ser julgado sem dilações indevidas.

Costumo compartilhar com os alunos que o Concurso Público não se confunde com Avaliação. Esta última serve para aferir conhecimento obtido, já o primeiro para selecionar dentre os inúmeros inscritos  quem ocupará o número restrito de vagas. Esta questão é um exemplo claro disto, eis que em uma organização de meus estudos certamente eu não incluiria o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, adotado pela ONU em 1966 e promulgado no Brasil em 1992, pelo Decreto n. 592.

Mas como a questão lá está, vamos verificar suas afirmações:

Alega-se que o Pacto de Nova Iorque dispõe:

a) "... toda pessoa terá direito, em qualquer lugar, ao reconhecimento de sua personalidade jurídica;"

Tal afirmação é verdadeira e está prevista no artigo 16, do referido Pacto.


b) "...toda pessoa acusada de um delito terá direito, em plena igualdade, a diversas garantias, entre as quais..."

Tal afirmação também é verdadeira e está prevista no artigo 14, item 3.


c) "...de ser informado, sem demora, numa língua que compreenda, minimamente, da natureza e dos motivos da acusação contra ela formulada."

Eis o trecho que torna falsa a questão. 

Segundo o texto do pacto, a pessoa acusada tem o direito de ser informado, ".. sem demora, numa língua que compreenda e de forma minuciosa,  da natureza e dos motivos da acusação contra ela formulada."

O termo  "minuciosa" foi trocado por "minimamente", modificando o sentido do texto original e tornando falsa a assertiva.


d)  "... de dispor do tempo e dos meios necessários à preparação de sua defesa e a comunicar-se com defensor de sua escolha".

Afirmação verdadeira e está prevista no artigo 14, item 3, b.


e) "...ser julgado sem dilações indevidas."

Afirmação verdadeira segundo o artigo 14, item 3, c.


Logo, a 95ª questão do concurso do MPSC de 2016 é falsa, ante a troca da expressão "forma minuciosa" por "minimamente". 

Abraço a todos,





Nenhum comentário:

Postar um comentário